IV EMAP
2019
O Evento
2 dias de muito aprendizado
31 de Maio e 01 de Junho de 2019
Minicursos e Palestras
A malacologia é a área das ciências que se dedica a estudar os moluscos. Um grupo de animais extremamente diversificado, sendo o segundo maior grupo animal em número de espécies. São de grande importância para o equilíbrio do ecossistema e para a produção animal, mas também podem se tornar problemas ambientais, econômicos e de saúde quando são introduzidos em novos ambientes e se proliferam descontroladamente ou quando são vetores de zoonoses. Embora seja uma área de estudo bem diversificada, existem poucos malacólogos atuantes no Brasil. O Paraná teve seu momento de grande expressão na malacologia em meados do século XX e depois teve um período de estagnação nas pesquisas. O Grupo de Malacologia do Paraná vem desde 2013 desenvolvendo atividades para aumentar a integração entre os pesquisadores do Estado.
O EMAP, Encontro de Malacologia do Paraná, é um evento organizado a cada dois anos pelo Grupo de Malacologia do Paraná e tem como objetivo principal reunir os malacólogos atuantes no Estado para apresentarem suas pesquisas e planejarem ações conjuntas.
Programação
MINICURSOS - VAGAS LIMITADAS
31 de Maio de 2019
14:00h - Minicursos (Será cobrado um valor de R$ 10,00 de cada minicurso. O valor poderá ser pago no início do evento)
Minicurso 1 - Filogenia morfológica aplicada a moluscos (Luiz Ricardo Lopes de Simone – USP).
Minicurso 2 - Malacofauna Límnica – Da Coleta à Utilização dos Dados (Sonia Barbosa dos Santos – UERJ).
Minicurso 3 - Moluscos Terrestres Invasores e seus Impactos Econômicos e na Saúde Pública (Suzete Gomes – Fiocruz, RJ).
PALESTRAS
01 de Junho de 2019
08:30h - Abertura do Evento.
09:00h – Palestra - Desafios na Filogenia de Moluscos (Luiz Ricardo Lopes de Simone – Curador da Coleção Malacológica do Museu de Zoologia da USP).
09:45h – Palestra - Moluscos Terrestres Invasores e seus Impactos (Suzete Gomes – Pesquisadora da Fiocruz, RJ).
10:30h – Palestra - Frederico Lange de Morretes – Uma História a ser Resgatada (Claudia Parellada – Museu Paranaense, Marcos de Vasconcellos Gernet e Carlos Eduardo Belz – LEBIO/UFPR).
11:15h – Palestra - A importância das coleções biológicas (Luciane Marinoni – UFPR – Presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia).
12:00h às 13:00h - Almoço.
13:00h às 14:00h - Visita aos Painéis de Trabalhos.
14:00h às 14:30h - Entrega do Prêmio Lange de Morretes para os 3 trabalhos de maior destaque no evento.
14:30h - Palestra - Fidelidade composicional de assembleias de moluscos recentes e sua influência na qualidade do registro fóssil (Alcemar Martello – UNESPAR).
15:15h - Palestra - Cultivo experimental da ostra perlífera Pteria hirundo, desenvolvido pelo Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM - UFSC). (Marcos Caivano Pedroso de Albuquerque – UFSC).
16:00h - Palestra - Sanidade na Malacocultura Brasileira (Luciene Lima – UFPR).
16:45h - Palestra - A importância da extensão na malacologia (Terezinha Absher - UFPR).
17:30h - Palestra - A importância e os desafios da Sociedade Brasileira de Malacologia (Sonia Barbosa dos Santos – UERJ - Presidente da Sociedade Brasileira de Malacologia).
18:00h – Encerramento.